Biomca Química

PRIMEIRA FÁBRICA DE HIPOCLORITO DE SÓDIO DAS ILHAS CANÁRIAS

A inauguração da Biomca Química, a primeira fábrica de hipoclorito de sódio das Ilhas Canárias, ocorreu em 11 de maio de 2016 e contou com a presença do Presidente das Ilhas Canárias, sr. Fernando Clavijo Battle e do Presidente do Conselho da Ilha de Tenerife, sr. Carlos Enrique Alonso Rodríguez.

Participaram ainda na reunião o Presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz de Tenerife, o sr. José Manuel Bermúdez Esparza, o Presidente da Autoridade Portuária de Santa Cruz de Tenerife, o sr. Ricardo Melchior Navarro e a Subdelegada do Governo Espanhol em Santa Cruz de Tenerife, sra. María del Rosario Cabrera Guelmes.

ELETRÓLISE COM CÉLULAS DE MEMBRANA

O cloro utilizado para produzir o hipoclorito de sódio é fabricado por eletrólise com células de membrana, considerada a melhor técnica disponível para essa atividade, que é a tecnologia mais inovadora e eficiente do ponto de vista do consumo de energia.

CAPACIDADE DE AUMENTO DE PRODUÇÃO

A fábrica foi projetada para uma produção anual de hipoclorito de sódio de mais de 27 000 toneladas. Atualmente, a fábrica funciona a 66% da sua capacidade, o que significa que produz cerca de 17 000 toneladas por ano.

Image description

Empresa

BIOMCA QUÍMICA

A BIOMCA QUÍMICA é uma empresa da Zona Especial das Canárias (ZEC) criada em 2014 em Santa Cruz de Tenerife com o objetivo de fabricar hipoclorito de sódio. A empresa inaugurou a 11 de maio de 2016 a primeira fábrica de hipoclorito de sódio nas Ilhas Canárias, capaz de produzir mais de 27 000 toneladas por ano para suprir as necessidades deste produto nas ilhas. As instalações situam-se num lote de terreno da Zona Franca, na doca pesqueira do porto de Santa Cruz de Tenerife, onde foram investidos cerca de 6 milhões de euros para a sua construção durante nove meses.

Produtos

O Que Fazemos

O hipoclorito de sódio é um desinfetante universal que, devido às suas propriedades, é altamente eficaz no combate a todos os tipos de micróbios. É uma solução clara de teor básico, com uma ligeira cor amarelada e cheiro característico.

As soluções de hipoclorito de sódio são intrinsecamente instáveis e começam a decompor-se a partir do momento em que são preparadas, continuando a decomposição até que estejam completamente decompostas. A taxa de decomposição das soluções de hipoclorito de sódio pode ser controlada com os devidos cuidados na medida em que se possam preparar soluções relativamente estáveis.

Card image cap

Purificação das águas

Card image cap

Tratamento de piscinas

Card image cap

Limpeza de superfícies e equipamentos

Card image cap

Fabrico de outros produtos químicos

Processo

Como Fazemos

Os eletrolisadores de membrana produzem cloro gasoso (Cl2), hidróxido de sódio (NaOH) e hidrogénio gasoso (H2) a partir da decomposição eletroquímica de uma solução aquosa de cloreto de sódio (NaCl), também chamada de "salmoura", e da decomposição eletroquímica da água através da passagem de energia elétrica na forma de corrente contínua.

2 NaCI + 2 H2O = 2 NaOH + Cl2 (gas) + H2O (gas)

Tanto o cloro gasoso gerado pelos eletrolisadores, como o cloro residual do processo restante é absorvido com hidróxido de sódio na unidade de absorção de cloro, com a consequente produção de hipoclorito de sódio como subproduto segundo a seguinte reação:

Cl2 + 2 NaOH = NaClO + NaCl + H2O